O Lar da Santa Casa da Misericórdia da Ericeira que já foi notícia a 8 de agosto devido à existência funcionários infetados com covid-19, volta a ser notícia pelas piores razões, uma vez que, um mês depois, tem já 20 infetados.
A questão que se põe, passa por saber que medidas foram (ou não foram) tomadas, para que se tenha chegado a este número de idosos infetados.
Depois de testadas 149 pessoas, entre utentes e funcionários, soube-se hoje que 13 utentes e funcionários, mais 3 do que no início de agosto se encontram infetados. Os doentes e aqueles que com eles contactaram estão em isolamento.
Segundo refere a TVI, “os utentes positivos e negativos foram divididos por pisos dentro do lar e as instalações foram desinfetadas”, citando Hélder Silva, Presidente da Câmara Municipal de Mafra e mais alto responsável da Proteção Civil de Mafra.
A agência Lusa, cita o Presidente Hélder Silva, que afirmou ter ocorrido entretanto um reforço de 4 funcionários auxiliares, 2 enfermeiros e 2 trabalhadores da cozinha.
Fica por saber, por que razões não se tomaram logo a 8 de agosto, quando surgiram os 4 funcionários infetados, as medidas que obstassem à progressão deste surto. Por outro lado, desconhecem-se também as razões que levaram a manter o lar aberto, embora com separação de infetados e de não infetados, depois de ser ter atingido ou tão elevado grau de prevalência da infeção, naquele espaço.
Ainda hoje de manhã, em declarações do dia a um amigo pessoal, apoiante político e também colaborador de uma rádio local instalada num edifício municipal, Hélder Silva se tinha referido a um surto na Ericeira, o qual “cria” estar controlado, embora não tenha revelado aos mafrenses a localização do surto, revelação que, estranhamente, faria mais tarde a uma entidade exterior ao concelho, a agência nacional de notícias, Lusa.
Tendo em consideração a evolução deste surto, ficamos a aguardar possíveis (ptováveis?) desenvolvimentos.
Por outro lado, o padre Armindo Garcia, também infetado com covid-19 está internado estado estável, no Hospital de Santa Maria.
Observem a desgraça de passeios para peões em toda a rua de Serpa Pinto, mesmo no Centro da Vila.